Sala de aula invertida

PBL + Sala de Aula invertida + Ensino Hibrido

No contexto do processo de ensino – aprendizagem balizado pela “Andragogia” surge a necessidade de instrumentos ou ferramentas de apoio ao processo educacional . A técnica “Sala de Aula Invertida” aliada aos recursos do Ensino Hibrido se configuram como excelentes recursos motivadores do processo tanto de ensino quanto da aprendizagem, pois tornam o ensino e a aprendizagem mais leve  e efetivamente orientada aos resultados específicos que se fazem necessário a cada individuo ou colaborador de uma organização.

Sala de aula invertida significa permitir que os aprendizes ou colaboradores, sob orientação e apoio, se apossem do conhecimento teórico, ou parte dele forma do ambiente formal de aula, por meio de leituras, vídeos, discussões, fóruns, chats, acesso a blogs ou outro meio qualquer.

Ensino hibrido significa utilizar recursos diversos no processo de ensino – aprendizagem, como os apresentados acima.

PBL – Project Based Learning, significa estabelecer um projeto ou desafio tangível e de relativo domínio aos participantes, de maneira a que durante a solução ou concretização deste projeto, os aprendizes ou colaboradores tenham seu processo de capacitação concretizado, uma vez que para isso tiveram que estudar, discutir, exercitar-se. O desenvolvimento das competências alvo, neste caso é atingido de forma indireta porem  efetiva e precisa.

O elemento “PBL -Project Based Learning” contribui para com o processo de ensino-aprendizagem na medida que estabelece uma razão ou objetivo tangível, mensurável e próximo da realidade do aprendiz ou colaborador, de forma a que este se sinta que existe a contextualização do aprendizado com foco em sua realidade e necessidades específicas.

O processo como um todo é capitaneado ou gerido por agentes multiplicadores da organização ou externos, preferencialmente com a participação ativa dos líderes e gestores diretos, que passam a uma posição de “Líder Coach”, posição esta muitíssimo recomendável para o sucesso do processo de formação e capacitação de seus colaboradores. A PeopleNet dá total suporte à modelagem, implantação, formação dos agentes multiplicadores e líderes coach, de forma a que a organização ganhe independência na implementação e gestão desta forma de capacitar seus colaboradores.

Solicite uma visita de um de nossos consultores para saber mais como podemos auxiliar sua organização a implantar o modelo educacional “PBL + Sala de Aula Invertida + Educação Hibrida”.