Programa Alta Performance

  • Colaboradores-Equipes De Alta Performance 

  • Solicitar Orçamento

O programa desenvolve-se por meio de uma série de ações as quais levam os participantes a atingirem o máximo de performance que podem gerar no contexto que seus cargos e funções exigem. O programa maximiza os resultados individuais de forma que a somatória dos incrementos de desempenho de cada colaborador gera uma resultante significativamente maior que a somatória simples de aumento de desempenhos individuais.
O programa está estruturado segundo três pilares :
  • Capacitação de Capacitadores

    O sucesso do Programa de Alta Performance PeopleNet está no efetivo envolvimento e comprometimento de todos os participantes com o programa. Os agentes catalizadores e motores do programa são os gestores e lideres envolvidos, pessoal de rh e outras pessoas responsáveis por auxiliar o acompanhamento do programa e treinar os demais colaboradores.

    Tais pessoas são capacitadas, pela PeopleNet, em técnicas, conhecimentos e ferramentas, de maneira que possam se tornar independentes da consultoria e dar continuidade ao programa uma vez o mesmo em regime.

  • Abordagem Incremental

    Formar, desenvolver, capacitar, promover mudanças culturais  não são  atividades realizáveis de imediato; demandam um certo tempo de acordo com o perfil e complexidade da empresa,  características, maturidade grau de profissionalismo dos envolvidos.

    Não se pode esperar que nove mulheres deem a luz à um bebe em apenas um mês !

    Neste contexto o programa inicia-se com a consciência de que será estruturado para ser tocado pela própria empresa, com um grande apoio da consultoria nas fases iniciais e quando em regime quando se fizer necessário.

  • Acompanhamento, Controle, Ajuste

    O programa baseia-se no conceito do ciclo “PDCA” no qual os responsáveis pela manutenção do mesmo, implementam a dinâmica do acompanhamento, controle e implementação de ajustes corretivos ou de novas melhorias.

    A experiência mostra que esta abordagem sendo adotada já no inicio do programa, alem de reduzir o clima de tensão dos participantes, estabelece ainda condições propícias para que os avanços e sucessos possam ser comemorados e desta forma se estabelecer uma dinâmica de realimentação positiva sobre o programa.

O programa divide-se nas seguintes quatro etapas :
(1) Levantamento De Status

Levantamento de Status ou Diagnóstico Situacional

Esta etapa de consiste de um processo de diagnóstico identificador de três aspectos a saber:

Necessidades de capacitação ou formação dos colaboradores participantes quanto a competências (Conhecimentos, habilidades, atitudes, objetivos, metas, resultados) demandadas pela função e cargo que ocupam.

– Necessidades de capacitação ou formação de gestores, líderes, pessoa de RH, agentes multiplicadores para atuação como elementos catalizadores e motores do processo de mudança para a Alta Performance;

Necessidades do estabelecimento de elementos indicadores de desempenho e desenvolvimento os quais servirão como referenciais de evolução de colaboradores durante o programa;

Ao termino desta etapa a organização se encontrará consciente de suas debilidades e preparada para dar inicio à fase de modelagem e planejamento de seu Programa de Alta Performance.

(2) Estruturação Do Programa

Estruturação do Programa De Alta Performance

Esta etapa consiste da efetiva estruturação do programa de alta performance e contempla os seguintes elementos:

Elaboração de planos capacitação dos agentes catalizadores internos (Pessoal de RH, líderes, gestores, multiplicadores)

Elaboração de planos de capacitação dos colaboradores participantes do programa

Estruturação dos elementos de acompanhamento e controle de evolução e desempenho que servirão de sinalizadores de resultados do programa;

Diversas técnicas, e ferramentas podem ser utilizadas no decorrer do programa tais como: Indicadores de processo e resultados, processo de auto avaliação, ações de coaching, oficinas orientadas, leituras, avaliações pontuais etc.

(3) Empenho e Implementação

Empenho e Implementação do Programa de Alta Performance

Esta etapa consiste da efetiva implementação do Programa de Alta Performance. Por meio de um workshop ou de pequenos workshops individualizados por departamentos o Rh e gestores empenham com os demais participantes suas “palavras” para com o sucesso do programa. Diversas outras atividades tais como reuniões de avaliação de evolução, coaching, seções de feedback, avaliação de indicadores dentre outras dão base de sustentação para o sucesso do programa.

 

(4) Acompanhamento & Ajustes

Acompanhamento e Ajustes  

Para ganhar efetividade máxima o Programa de Alta Performance tem m sua estrutura uma dinâmica de implementação baseada na técnica de aproximações sucessivas, que permite ao Rh e gestores das empresas identificar desvios e promover ajustes de forma periódica. Uma vez o programa em operação de regime, os mesmos por conta própria ou com auxilio da PeopleNet implementam os ajustes necessários em termos de estrutura do programa ou reforçam os treinamentos de capacitação dos demais colaboradores.

Dicas

Atitudes Fomentadoras da Alta Performance  

Pesquisas e estudos apontam algumas características comuns às equipes de alta performance; em sua grande maioria estas características podem ser incorporadas a qualquer negócio. São elas:

Objetivos, Metas e Planos de Ações Acordados e Compartilhados

No inicio do processo de construção de uma  de alta performance é muito importante que todos os membros da equipe entendam o objetivo dos esforços a serem despendidos bem como que o resultado somente acontecerá com a efetiva participação ativa de todos, que o sucesso é coletivo e não de um único individuo. É importante que todos entendam e aceitem os objetivos, metas, planos de ações estipulados conjuntamente para que a equipe alcançe elevados níveis de performance. O mais indicado é que um termo de compromisso ou empenho seja firmado, de forma a simbolizar o envolvimento e comprometimento de todos.

Um Líder é sempre necessário para garantir o alto desempenho da equipe

Toda equipe de possuir um líder ou gestor com atribuições claras.

Revisão e avaliação contínua

Toda equipe deve possuir um mecanismo de acompanhamento e avaliação de resultados qualitativos e quantitativos de todos os seus membros. A discussão aberta e direta de resultados deve ser periódica tendo como objetivo a melhoria e correção de rotas e não de punição.

Exercício de Ação

Reuniões para o exercícios de troca de ideias, experiências e sentimentos devem ser implementados no sentido de homogeneizar a equipe em termos de pensamentos, valores, sentimentos e ações.

Desenvolva as pessoas

O caminho para a alta performance passa por um programa de capacitação de pessoas implementado com a filosofia de melhoria contínua.

Desafie as pessoas

Pessoas gostam de desafios controlados e segundo seu grau ou poder de resposta. Os líderes ou gestores podem lançar mão desta característica do ser humano para impulsionar seus colaboradores a atingir seguidamente resultados cada vez melhores.  O feedback positivo é ferramenta fundamental neste processo.

Recompense as pessoas

Líderes e gestores devem recompensar sempre seus colaboradores e equipes, mesmo que a recompensa seja apenas elogios.

Una as pessoas

Os lideres e gestores dvem trabalhar no sentido de estabelecer, e suas equipes, um clima de união e complementaridade, sinergia entre os colaboradores. Devem trabalhar no sentido de estabelecer ordem na qual não existem pessoas mais ou menos importantes, mas sim com missões diferentes que se complementam para o sucesso da equipe.

Lidere as pessoas

Equipes necessitam de líderes ou gestores para atingir resultados e desempenho. As organizações devem desenvolver sua liderança, pois a mesma é o elemento catalizador e motor das transformações que conduzem ao sucesso e à Alta Performance.

Ouça as pessoas

Os lideres e gestores, bem como todos das equipes, devem exercitar o ato de ouvir. Ideias, criticas, sugestões, observações, são sempre “inputs” importantíssimos para se promover melhorias.

Dê autonomia para as pessoas

Lideres e gestores devem exercitar o “empowerment” junto a seus colaboradores visando alavancar a motivação e performance individual, e o enriquecimento dos cargos.

Troque as pessoas

Lideres e gestores devem ser justos, íntegros e assumir uma postura de facilitadores do desenvolvimento de seus colaboradores, contudo nunca devem deixar de usar o recurso de troca de colaboradores caso se faça necessário esta ação para que a equipe evolua e se desenvolva.

Dê um norte para as pessoas

Toda pessoa necessita ter noção se está trilhando um caminho e-ou dando os resultados que a organização espera. Os lideres e gestores devem manter seus colaboradores sempre cientes sobre os seus resultados qualitativos, e quantitativos e se estes estão ou não de acordo com o esperado pela organização.

Avalie as pessoas

Um dos grande segredos da evolução de uma pessoa é a identificação do que mesma necessita melhorar; os lideres e gestores devem avaliar de forma justa os resultados de seus colaboradores, dando a estes feedback sobre as necessidades de melhorias e agindo como facilitadores para que os gaps de necessidades sejam sanados que seja por treinamentos, coaching ou outra ação ou recurso.

Influencie as pessoas

Lideres e gestores devem incentivar novas ideias, divergências de pensamentos, posicionamentos criativos, que venham a contribuir para com a evolução da equipe como um todo.

Cuide das pessoas

Seres humanos tem problemas e passam por momentos difíceis, os lideres e gestores devem entender tais momentos, dando suporte a apoio a seus colaboradores, sem contudo deixar que tais situações prejudiquem a equipe como um todo.

Respeite as pessoas

Todo líder ou gestor deve incentivar a criatividade e diversidade, combatendo preconceitos e respeitando os princípios de cada um, de modo a privilegiar a igualdade e a dignidade humana. E fundamental que todos da equpie tenham um tratamento imparcial, objetivando uma relação de equidade entre todos de maneira que todos se sintam iguais dentro.